18 de fevereiro de 2011

Qual é a desculpa?

Por que sempre precisamos ter uma desculpa? Uma desculpa para sentir. Uma desculpa para falar. Uma desculpa para ficar feliz. Uma desculpa para se permitir. Uma desculpa para ser livre como as crianças são. Uma desculpa para não mudar. Precisamos de datas comemorativas para nos vermos. Precisamos da sexta-feira para fazermos almoços felizes. Precisamos da segunda-feira para ter mau-humor. Precisamos da bebida para nos animar e conseguirmos ser nós mesmos. Precisamos ser demitidos para ir atrás do que realmente queremos. Precisamos estar perto da morte para perceber que essa correria doida não leva a lugar nenhum. Precisamos de milagres para ter fé, quando é necessário o contrário. Chega de desculpas esfarrapadas. Chega de pretextos. Desculpas e pretextos cegam, fazem cair na rotina, matam sem dó o frio na barriga que faz a gente se sentir vivo. Desculpas e pretextos afastam você de você mesmo. E não adianta, não é culpa do sistema, não é culpa da genética, a culpa é sua. Você e sua mente são os seus únicos inimigos. Só você pode se desafiar. Só você pode se desassossegar (aí lembro do blog da minha eterna professora-mestre). Só você pode. E aí, que desculpa você vai inventar agora?

Como já diria Alanis (a minha quase sósia):
"These excuses
How they served me so well
They've kept me safe
They've kept me stucked
They've kept me locked in my own cell
These excuses
How they're so familiar
They've kept me blocked
They've kept me small
They've kept me safe inside my shell"

Nenhum comentário: