6 de fevereiro de 2011

Domingo e o coração ensinável

Estava lá no parque, no meu camarote do por do sol, esperando ver pelo menos uma parte colorida do céu que estava atrás das nuvens. Quando de repente vejo um marido e um filho (e o cachorro) ensinando a mãe a andar de skate. Por coincidência, meu shuffle estava em um momento pop tocando "chances". Pareceu cena de filme. E aí, vi que eu não estava lá para ver o por do sol que estava estratégicamente escondido hoje, eu estava lá para ver aquela cena, com aquela trilha sonora.

Sabe, as vezes a gente se fecha na rotina em conceitos. As vezes a gente acha que uma novidade vai fazer você mudar radicalmente quem você e o que você faz. Mas acontece que só quando você se conhece bem, só quando se sabe o que você quer ser e o que não quer ser, que se pode mudar o que é preciso, que se pode viver o novo sem ter medo de deixar de ser quem você buscou ser até agora, que se pode suplementar ou ser suplementado por algo ou alguém.

Acho que crescer de verdade é aprender a ter um coração ensinável (expressão criada por um tio querido). Um coração ensinável é fresco como o vento, colorido como as cores do céu, cheiroso como grama molhada de chuva, quente como fogo, doce como aquela amora roxinha que se pega no pé. Um coração ensinável sabe muito bem pelo o que pulsa, mas que também sabe que qualquer momento pode ser uma oportunidade de melhorar alguma coisa. Um coração ensinável é sábio mas humilde. Um coração ensinável é compreensivo, sensível e contemplador. Um coração ensinável tem fé e amor de sobra. Um coração ensinável sabe quando falar e sabe quando e quem ouvir. Um coração ensinável sabe que se as coisas não aconteceram como se planejou é porque um certo Alguém tem um plano bem melhor. Um coração ensinável sabe que Deus age nos detalhes. Um coração ensinável não é orgulhoso, perdoa mais do que sente raiva, dá mais do que recebe. Um coração ensinável se passa até por louco, choca as pessoas. Um coração ensinável nunca cai na rotina ou no piloto automático. Um coração ensinável não tem medo do medo, não tem medo de frio na barriga, porque afinal, é isso que faz a gente se sentir vivo. Um coração ensinável é aquele que aprende a aprender e desaprender o que for preciso. Um coração ensinável sabe que existem muitos pontos de vista e que não é necessariamente o seu que está certo. Então, quero sempre ter um coração ensinável, quero aprender a andar de skate como aquela mãe, quero aprender o que Deus quer que eu aprenda contando com o Seu amor e o cuidado de sempre. E então, no suor desse exercício diário, acaba saindo tudo o que precisa sair e fortalecendo o que precisa ficar.

Acho que é pela falta de corações ensináveis que existem tantas brigas por aí. Mas isso é só uma teoria, um ponto de vista.

"Chances are only what we make them
And all I need"




Nenhum comentário: