9 de março de 2012

Aurora Lunar

Desde pequena, sei lá porque eu tenho uma fascinação pela lua. Meus pais falam que quando eu falava "oh lá a bloom!!" (vai ver eu já falava inglês e nem sabia). Em viagens eu sempre escolho sentar na janela na esperança de ver coisas incríveis acontecerem, bem na minha frente. E depois ter tido de abrir mão de uma viagem para ver a aurora boreal esse ano, na volta de uma outra viagem importante pra mim, eu fiquei olhando para a janela esperando algo acontecer. Dormi. Acordei com a luz da lua me iluminando. Ali. Linda e redonda me olhando. Durante essa troca fica de olhares, acontece algo que eu nunca tinha visto. A lua refletiu de um jeito nas nuvens que estavam embaixo dela, que era quase como se fosse uma aurora lunar!!! Era uma luz dourada que dançou nos meus olhos. Foi lindo...Obvio que a janela do avião não me deixou tirar foto com definição, nem a lua saiu definida. Essa foi a melhor que eu consegui e não é nem 0,00001% do que foi ao vivo.


Logo depois da "aurora lunar", eu assisti o por-da-lua. Foi lindo.


Aí hoje recebo um email do @emcimadoteto com essa foto e vejo que realmente existe uma "aurora lunar"...hehe

Fonte e mais informações da foto aqui: http://blogs.discovermagazine.com/badastronomy/2012/03/09/a-warm-greeting-for-the-frigid-moon/

Um comentário:

Rivaldo Giancotti disse...

Tem um fenômeno com a luz solar chamado em inglês de sun dog. Não sei como seria em português. Já vi em regiões bem frias. É idêntico a isso que aparece na primeira imagem. Acho que você viu uma versão lunar do fenômeno! Moon dog?