18 de janeiro de 2010

"Where the wild things are"

Não sou crítica de cinema e nem quero ser, só preciso compartilhar de um filme que mexeu comigo. Já tinha visto o livro e vi coisas por aí sobre o filme. Depois ouvi a trilha e fiquei encantada. Tudo só me fazia querer assistir para ver se era tudo o que parecia. E olha, fazia tempo que não via um filme com tanto gosto! Apesar do livro ser infantil, eu me arrisco a dizer que o filme não é! Ele é BEM profundo, bem mesmo, como fazia tempo que não via um assim! Eles conseguiram ir além do livro. Com cenas sem diálogo cliches, geniais.
O tema principal do filme é o amor, o mais puro e menos enlatado possível. Mas também fala sobre lidar com os sentimentos, todos eles! A raiva, o amor, a incompreensão, o pessimismo, o silêncio, a saudade que faz buracos...cada criatura representa um sentimento dentro do menino, (de nós) que ele tem que enfrentar SOZINHO. A tradução para o português foi (mais uma vez) equivocada! "wild things" não são monstros, mas sim os sentimentos! Vê-los como monstros vai depender de cada um!
Aceitar que dentro de todos nós tem esses "wild things" é muito difícil. Mas a partir do momento que você se depara com essa realidade essas "coisas selvagens" deixam de ser assustadoras. E aí sim dá vontade de uivar como eles fazem!
Para mim esse filme é um retrato de como é a nossa vida todo dia, a partir do momento que decidimos sair do piloto automático para nos conhecermos. Todo mundo quer ser livre, querem amar. Mas é incrível que todos caminham para o sentido oposto. Ao invés de ficar e enfrentar, preferem fugir, negar, fingir. E assim, ninguém se conhece. E quem não se conhece, não pode ser livre e muito menos amar. Porque você pode até fugir do mundo, mas nunca de você mesmo.

"Inside of us there is a wild thing"


Minha músicas favoritas da trilha:
1. All is love http://www.youtube.com/watch?v=c-Xu7giPO0I
2. Igloo http://www.youtube.com/watch?v=ySUthGfpWUk&feature=related
3. Wake up http://www.youtube.com/watch?v=YWHJ0jOlaGA

4 comentários:

e007duc disse...

Gostei vou procurar assistir.
Alguns fogem tanto de si mesmo que parecem artistas sem qualquer graça ou remuneração

Unknown disse...

Gabi não sabia do q se tratava o filme por isso não estava mto afim de ver mas depois da sua critica, vou dizer q estou bem interessada!!! Assim q der vou no cinema assistir!!!!

Unknown disse...

Morri ! acabou comigo! rs!de tanto ameiii !!! Além do filme realmente ser tudo isso, você ainda acrescentou algo mais!!!

Senti uma alegria imensa em várias cenas do filme, lembrei perfeitamente de como era ser criança.

Beijo!

morganna disse...

eu moro tão longe que aqui as coisas selvagens não chegam.