27 de novembro de 2009

A linha entre eu e o outro

Eu. Ele. Você. Ela. Nós. Eles. Cada um, um. Um, o mesmo um, a vida toda. Uma vida que as vezes parece ainda não ser suficiente para o desafio de conhecer esse um, saber até onde vai, o que esperar. Pior ainda quando esse um ainda se confunde com o outro. Há quem ignore o exercício diário de tentar enxergar essa linha divisória, que não se vê, mas se sente e as vezes, até faz doer. Dói pela invasão desnecessária e cega. Dói pelas feridas das expectativas, sementes que a gente mesmo planta, rega e faz nascer plantas até que coloridas mas ordinárias e venenosas que furam, corroem. Dói pela raiva desinformada e mimada. Dói pelo excesso e ao mesmo tempo ausência do "eu". Ah, mas o dia que se aprende a se ver o eu verdadeiro, é quando é possível ver o outro, mas ver enxergando mesmo. Enxergando o certo, o errado, o bom, o ruim, o compreensível, as razões, as possibilidades, as limitações. Daí, já não existem mais fantasmas, nem interrogações, nem miragens, é o real e a verdade fazendo tudo ficar mais nítido, simples e diria até, melhor. Nem tudo é pessoal, nem tudo é você ou com você. São várias histórias e motivos criando o outro, que é outro, diferente de você. Você é você, o outro, é o outro. Cada um com o seu algo especial, algo que quando se tem tempo e olhos para descobrir, acaba sendo a maior descoberta, cada um com sua maravilha do lado de dentro. E quando cai a ficha, ler o outro acaba se tornando um modo de vida intrigantemente fascinante. Vale tentar, faz bem pra você e para o outro, ha.

13 de novembro de 2009

Obrigada a você, nessa data querida!

Poderia ser um dia qualquer. Mas não é. É o seu dia. Dia que tudo é colocado a prova. Dia que você se coloca na balança. Dia que muitas memórias vem e não vão, ficam. Dia que pessoas que nunca foram esquecidas, são lembradas novamente. Dia que parece durar um ano todo. Dia com gosto conhecido mas com cheiro de novo. Um dia que parece ser egoísta mas que ao mesmo tempo coloca você fora de contexto, capaz de analisar tudo como se você estivesse assistindo, mesmo sendo a pessoa que está mais dentro de tudo. Dia que só te ensina que a vida é realmente como uma caixa de chocolate, porque nunca se sabe o que vai encontrar. Você pensa que vai comemorar de um jeito e acaba comemorando de outro muito melhor, contrariando todas as previsões do tal "inferno astral". E quando você vê, como um presente, você está de volta ao primeiro lugar que te fez crescer, mesmo sendo um lugar que todo mundo volta a ser criança. As pessoas que estão acompanhando de perto, ou até mesmo de longe, não poderiam ser mais especiais. E no meio de tanta mágica que esse lugar traz, só tenho a agredecer a Deus por tudo, porque cada dia só tenho mais motivos pra acreditar que Ele existe, sim. Agradecer por ter feito a minha vida sempre ter gosto de brigadeiro, com trilha sonora feita com as melhores notas e por trazer pessoas escolhidas a dedo pra cada momento. Se eu pudesse ao invés de receber parabéns, eu queria é dar presentes e abraços, olhando nos olhos e agradecendo um por um, você e você e vocês. Se eu vou dormir feliz hoje é porque eu sei o que eu conquistei. Se eu sou alguém hoje é porque sei que não estou sozinha. Se eu posso ficar sozinha é porque sei quem está ao meu lado. Se eu continuo tendo fé e esperança é porque tudo o que eu vivi me ensinou que vale a pena. E assim eu continuo assim, no meu tempo, vivendo tudo o que tem pela frente, sem deixar nada e ninguém para trás.

3 de novembro de 2009

Convite indispensável

Falar "estar só" faz até parecer que estar sozinho é estar incompleto e pouco, como se fosse "só isso". Mas apesar de muitos temerem isso, eu confesso que prefiro a versão "só você". Cabe tanta coisa dentro de "só você". É tanta coisa que junto faz você se reconhecer o suficiente para não ser mais um estranho para você mesmo. É tanta coisa que te ensina que você pode ser completo, você com você. É tanta coisa que, quando você acha que não precisa de mais ninguém, é que fica claro que ao se tornar completo é quando se dá mais valor aos suplementos. Suplementos que você até poderia viveria sem, mas que você não quer. Suplementos em forma de pessoas. Aquelas pessoas, Pessoas mesmo, as mais especiais. Aquelas que fazem você ficar com raiva do tempo que passa rápido demais. Aquelas que você tem vontade de levar no bolso. Aquelas que quando você pensa, o coração se abraça. Aquelas que fazem a vida ter trilha sonora e o céu ganhar cor e gosto. Quando se está sozinho é que se vê que nunca se está realmente sozinho. Porque esses suplementos sempre vão estar por perto, dançando dentro das fotos e filmes da vida. Um show que só você consegue ver. Conquistas que só você sabe o valor. Somos sozinhos mas também somos anfitriões dessa festa imaginária constante que nunca vai ter hora para acabar, como todas as festas deveriam ser.